História


O Tênis de Mesa em Araçatuba

Década de 50

Foi plantada a primeira semente do TÊNIS DE MESA na região noroeste do Estado de São Paulo. Em Araçatuba o primeiro torneio foi organizado pelo Sr. Flávio Hirota, vendedor de produtos japoneses, no salão da Associação Nipo Brasileira de Araçatuba, com a participação de 17 (dezessete) mesatenistas da região, o nome do torneio era Campeonato da Noroeste de Tênis de Mesa.
Na mesma época o Sr. Flavio Hirota organizou o Campeonato do Interior na região de Marília.

No mês de Setembro de 1957 a Associação Recreativa e Esportiva de Araçatuba recebia os associados do Clube Piratininga de São Paulo para um intercâmbio cultural e esportivo (Futebol, Basquete, Vôlei e Tênis de Mesa, etc).
Nesse intercambio o mesatenista Garcez, que tinha voltado do Campeonato Sul Americano como “Campeão” participou dos jogos, assim nasceu o gosto e dedicação pelo esporte da bolinha branca até os dias de hoje.

No ano de 1962 conseguimos introduzir a modalidade nos “Jogos Noroestinos” (hoje “Jogos Regionais”) na cidade de Andradina. Araçatuba foi a Campeã.
De 1962 a 1971 Araçatuba foi a campeã (10 (dez) anos consecutivos).
De 1972 a 2012 ficamos uma vez em 3º e outra em 4º colocados, nos outros anos 1º e 2º colocados.
O Campeonato da Noroeste de Tênis de Mesa e o Campeonato do Interior foi substituído pela Copa Regional Oeste Paulista de Tênis de Mesa, formado por 23 (vinte e três) cidades da região, organizando e realizando dez a doze torneios por ano. Além desses torneios participamos dos Campeonatos Paulistas, Copa Brasil, Campeonatos Brasileiros, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

DIAS ATUAIS

No Tênis de Mesa as categorias são divididas por idade, assim todas as faixas etárias podem participar de competições oficiais, tendo suas especificidades de desempenho respeitadas. Existem categorias que vão do pré-pré-mirim (até 6 anos) até o Hiper-Veterano (+75 anos).
Além da equipe principal que representa a cidade de Araçatuba nos Jogos Abertos do Interior e nos Jogos Regionais, contamos com as categorias de base e as categorias “Seniors”.
Os treinos são ministrados todos os dias da semana, sendo que o aluno pode escolher dois dias para treinos, que duram 1 hora e meia.
Embora exista uma parceria entre a o Tênis de Mesa de Araçatuba com a Prefeitura Municipal, os treinos são particulares, sendo cobrada uma quantia simbólica para a manutenção e a compra de materiais.
Hoje contamos com, aproximadamente, 50 atletas.

0 comentários:

Postar um comentário